Guia do Educador Inclusivo
O Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, uma sociedade civil sem fins lucrativos, foi fundado em setembro de 1989, na cidade de São Paulo.

A palavra “amankay” designa uma flor nativa e abundante na região dos Andes e da Patagônia. É inspiradora de lendas e a favorita de Pachamac, o deus da Vida, que envia tempestades quando alguém a maltrata. Esta flor foi escolhida para dar nome ao Instituto, por simbolizar ações decididas em defesa do direito à vida.

De início, adotou como objetivo principal a produção e divulgação da informação na área da Deficiência e se chamou Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas sobre Deficiências. Criou a REINTEGRA – Rede de Informações Integradas sobre Deficiências (1990), que foi a base para a Rede SACI - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação (1999). Mais recentemente, o tema da sexualidade e prevenção de HIV/Aids e DST entre pessoas com deficiência ganha espaço e visibilidade e, desde 2004, o Amankay tem participação ativa na construção e disseminação deste conhecimento.

A partir do ano 2000, ampliou sua atuação e assumiu o nome atual, Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, dedicando-se à produção e disseminação de informações que promovam a inclusão social e a qualidade de vida de segmentos sociais marginalizados, como jovens moradores em bairros periféricos, e incrementou a linha de trabalho voltada para a democratização da informação.

O Amankay conta, em seu quadro dirigente e técnico, com profissionais especializados nas áreas da Deficiência, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Meio Ambiente, Democratização da Informação, Diversidade e Responsabilidade Social, capacitando-o a prestar serviços de assessoria e consultoria para ONGs, órgãos governamentais, empresas e entidades privadas. Também produz vídeos e participa de eventos.
 

Entrevista sobre o jogo corporativo lúdico 'Discovery' [ veja aqui ]

Apresentação da série Vida em Movimento [ veja aqui ] [baixe aqui]

O que é Audio Descrição
[ veja aqui ] [baixe aqui]


Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas
amankay@amankay.org.br